top of page

ESGRIMA

Banner de divulgação de Esgrima

A esgrima é um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objetivo é tocar no adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele.

 

Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.

 

A história da esgrima em si tem uma origem de pelo menos três mil anos. Pinturas egípcias e gregas mostram guerreiros empunhando espadas. A Bíblia também se refere a muitas espadas ao longo dos dois testamentos. Um templo japonês construído em 1170 a.C., mostrava alguns guerreiros semidespidos empunhando armas pontiagudas com bicos de proteção.

 

A etiqueta requer, em primeiro lugar, que os adversários se cumprimentem ao entrarem na pista. O movimento é feito rapidamente com as armas, antes de colocarem as máscaras.

 

No florete vale tocar com a ponta da arma apenas no tronco do adversário (frente e costas) e na região ventral. Na espada vale tocar com a ponta da arma em qualquer parte do corpo. No sabre vale tocar com a ponta e com o corte ou contra-corte da lâmina da arma, a região que deve ser atingida fica da cintura para cima, incluindo braços e excluindo as mãos.

 

Apesar do termo "luta de esgrima" ser frequentemente usado, no esgrimir nunca se tem uma "luta" mas sim "um jogo de esgrima", dado que a esgrima é um esporte.

Entre em contato conosco:

Obrigado por enviar!

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page